top of page
GVB promove bate-papo sobre 'Violência contra a Pessoa Idosa'

Em referência ao junho violeta, a equipe do Vincular (Serviço de Proteção Social Básica no Domicílio)  promoveu um bate-papo sobre a 'Violência contra a Pessoa Idosa - Conhecer para Combater' para sua equipe, familiares, voluntários  e pessoas da comunidade, com o objetivo de falar sobre as diversas formas de violência que a pessoa idosa sofre na sociedade.

O bate-papo foi conduzido pela voluntária Marisa Accioly P. Costa, Doutora e Mestre em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo, e Especialista em Gerontologia pela Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG) e contribuiu para esclarecer as questões relacionadas ao tema e trocar experiências sobre a questão do envelhecimento.

 

O evento aconteceu com o apoio da SDPD - Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência, por meio da cessão do espaço para a realização da ação.

 

Oficialmente, o dia 15 de junho é intitulado como sendo o 'Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa' e vem para dar visibilidade para o tema, ainda pouco debatido na atualidade.

 

É importante ressaltar que a violência contra a pessoa idosa pode ser visível (com lesões físicas) ou invisível (causando sofrimento, sem nenhuma lesão física).

Os tipos mais comuns são: a violência física, psicológica, institucional (dentro de uma ILPI, por exemplo), sexual, moral, discriminação, e por fim, abuso financeiro e violência patrimonial.

📣Calar-se diante de uma agressão, não é a solução! DENUNCIE! Disque 100!

bottom of page